7 dicas para escolher Instalador de Painel Solar​

Escolha o melhor instalador de painel solar para sua casa

Comprar um sistema de energia solar fotovoltaica para sua residência, popularmente conhecido como painel solar ou placa solar, é um investimento considerável, então você precisa ter certeza de que está escolhendo a melhor opção possível.

O mercado brasileiro está cheio de instaladores que se dizem serem o melhor. Se você não sabe o que procurar, pode ficar sobrecarregado com tantas informações. Então aqui estão algumas dicas para ajudá-lo no processo de escolher o melhor instalador de painel solar para o seu caso, seja para sua residência ou para sua empresa.

Dica 1: Pesquise sobre o assunto

Antes de começar a entrar em contato com instaladores de painel solar e solicitar cotações, pesquise um pouquinho sobre o assunto, entenda um pouco melhor como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica, como é gerada a energia, como funciona o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL (agência nacional de energia elétrica).

Com a sua conta de energia em mãos, pesquise e entenda um pouco de cada item. Note que se você decide instalar placas solares na sua residência, um dos objetivos é reduzir a conta de energia, então por que não entender um pouco melhor os seus dados de consumo? Você sabe o que é KWh? Essa informação é importante, pois KWh é a unidade de medida de energia consumida, que vai refletir no valor da sua conta.

O tamanho do sistema é dado em KWp, que na prática indica quantos painéis solares serão utilizados e também a potencia de cada placa solar.

Obviamente você não precisa se tornar um expert em energia solar apenas para comprar o seu painel solar, mas um pouco de informação não vai fazer mal, não é? 

Dica 2: Faça uma pré-seleção de empresas

Agora você já entende um pouco do assunto e pode ser capaz de compreender os termos usados pelas empresas instaladoras de energia solar.

Então chegou a hora de começar a seleção.

Mas vai pesquisar no google e pedir umas 200 cotações para toda empresa instaladora de placa solar que aparecer? Não, isso não me parece uma boa idéia! Pois assim vai ficar perdido no meio de tanta informação, sem lembrar em como chegou a cada empresa.

Dessa forma, a dica é fazer uma pré-seleção de empresas antes de sair pedindo cotações. Nas próximas dicas veremos como fazer isso.

Dica 3: Confirme se tem engenheiro

Energia solar é assunto sério! Não é como instalar um ar condicionado ou maquina de lavar roupas, então você precisa escolher uma empresa com capacidade técnica comprovada, já que o painel solar pode durar mais de 30 anos. Um projeto mal feito ou mal executado pode causar acidentes ou prejuízos.

É fundamental que a empresa instaladora tenha engenheiros próprios, funcionários efetivos ou donos da empresa de instalação.

Veja sem a engenharia faz estudos e desenhos em 3D para verificar sombreamento. Confirme também se fazem levantamento aéreo com drone para verificar cada detalhe do local de instalação.

Além disso, os engenheiros precisam ter experiência comprovada no assunto, pois é o obrigatório emitir A.R.T. e aprovar o projeto na concessionária de energia para poder instalar o sistema de energia solar fotovoltaica.

Dica 4: Certificação bancária

Mesmo que você pretenda pagar a sua instalação de painel solar a vista, verifique se a empresa de instalação é certificada por alguma instituição bancária, que está apta a fazer financiamentos em nome do banco.

Os bancos fazem uma seleção rigorosa para aprovar os seus parceiros, então não é qualquer empresa que consegue fazer a intermediação do financiamento bancário em nome do banco.

Mas comprove se realmente é a própria empresa que tem a certificação como agente bancário, pois algumas más empresas usam o financiamento via grandes fornecedores, que não tem nenhum compromisso com o cliente final.

Dica 5: Ter experiência comprovada

Você não vai querer instalar algo tão importante como energia solar com um aventureiro, não é?

Então precisa escolher uma empresa que tenha vários sistemas geradores de energia solar em operação.

Mais importante do que o preço é a qualidade dos equipamentos e da instalação, pois o painel solar deve durar até 30 anos, então precisa ser tudo de alta qualidade.

Veja como a engenharia da empresa de instalação dimensiona o sistema, qual fonte de dados eles utilizam, se a proposta de geração de energia é realista ou genérica.

Dica 6: Garantia de preço fechado

Escolha uma empresa de instalação de painel solar que faça um contrato com assinatura do dono da empresa, afirmando que não haverá surpresas, que o preço já inclui tudo, instalação, equipamentos, emissão de ART do engenheiro, aprovação na concessionária de energia, configuração de monitoramento por wifi, enfim que não queira cobrar aditivos depois do primeiro pagamento realizado.

A proposta comercial precisa ser clara, objetiva e com total transparência.

E obviamente os equipamentos precisam de primeira linha, sempre com placas solares e inversores de ponta, com qualidade comprovada.

Dica 7: Nota fiscal única!

Essa é a dica mais importante, então recomendo ter muita atenção a esse ponto! 

Muitas empresas que se aventuram nesse mercado nem estão habilitadas a emitir a nota fiscal completa, então emitem apenas uma nota fiscal de serviços para você e outra de compra de equipamentos diretamente do distribuidor. Ou pior ainda, faturam tudo diretamente do distribuidor e você não recebe nenhuma nota fiscal da empresa que está contratando.

Note que esse tipo de empresa cobra a comissão do distribuidor e não emite nota fiscal para o cliente final.

Mas se você tiver alguma problema, quem vai resolver? O instalador ou o distribuidor?

A nota fiscal tem relação com a garantia, dessa forma, escolha uma empresa que emita apenas uma única nota fiscal do valor total que você está pagando.

É muito importante ter certeza de que vai receber apenas uma única nota fiscal e que seja efetivamente da empresa que você está contratando.

solar residencial

Uma resposta

  1. Excelente artigo sobre energia solar, foi muito esclarecedor sobre o assunto! Eu pretendo colocar painel solar na minha empresa e não sabia quase nada, então me ajudou a entender quais pontos devem ser levados em consideração ao escolher a melhor empresa de energia solar. Eu penso em pagar a vista, mas não tinha me dado conta de que mesmo assim é importante escolher uma empresa que seja certificada por algum banco. E quanto a nota fiscal única, também me ajudou a entender por que algumas empresas de placa solar estão me oferecendo faturamento direto pelo distribuidor, o que significa que tais empresas não tem capacidade de vender diretamente. Obrigado!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *